O que você precisa saber sobre as páginas de conversão

O propósito de uma landing page é a conversão. Todas as partes de um site também visam atrair e conquistar clientes, mas a diferença é que essa página em específico só possui uma função: Converter leads.

O inbound marketing tem a conversão de leads como uma de suas prioridades, afinal visitas no site são essenciais, no entanto sozinhas não trazem o resultado final. Os usuários devem ser guiados no funil de vendas para que se tornem frequentes, mais próximos da empresa, até realizarem uma compra. Logo, é preciso criar um relacionamento com os visitantes do site. As landing pages são de suma importância para isso, portanto fazem parte de uma estratégia muito utilizada.

O QUE SÃO LANDING PAGES

Landing pages, pode ser traduzido como páginas de aterrissagem ou entrada. No marketing digital são páginas criadas com o único objetivo de converter visitantes em leads. Toda sua estrutura é elaborada a partir deste alvo, por isso elas contém menos elementos. Diferente da homepage, que é a primeira parte do site com que temos contato, há menos links, imagens e opções de busca. Isso porque uma landing page existe para responder uma demanda específica do usuário.

Se trata de ofertar ao visitante algum produto de valor em troca de informações pessoais, como o e-mail. Ela contém de maneira clara alguma ação que você espera que o usuário realize.

Sabe quando você está navegando em algum site e de repente aparece uma página anunciando um e-book gratuito ou uma newsletter? Esse é um exemplo de landing page.

Ela pode ser usada para diferentes ofertas, mas é preciso saber o momento e a forma de apresentá-las ao usuário. Deve ser simples, direta e restrita para evitar distrações. Todo componente que não acrescenta ou polui a proposta, pode ser descartado.

 

OPORTUNIDADES

Uma página de aterrissagem proporciona oportunidades diferentes das outras páginas do site. Como já foi dito, gerar leads é a maior delas, pois quando o visitante aceita sua oferta ele precisa fornecer seus dados em troco, uma espécie de “pagamento”. Geralmente essa coleta de dados acontece por meio de formulários simples. Ainda que as informações sejam poucas, um endereço de e-mail e permissão para enviar conteúdo, por exemplo, são de grande utilidade. Só isso já é suficiente para se aproximar dos usuários, entender o que consumiram, o que desejam, e se fazem parte do seu público-alvo.

Outra função é facilitar o que chamam de lead scoring, uma pontuação dos seus leads feita de acordo com seu potencial. Algumas ferramentas de landing pages permitem um controle de ver quem aceitou o que. Sabendo disso é possível otimizar a conversão e ajudar a equipe de vendas e marketing. Por exemplo, se um lead se converteu com um material do fundo do funil de vendas ele é prioridade.

Assim, as landing pages também auxiliam na segmentação dos seus contatos a partir de seus dados e do material que consumiram.

 

ELEMENTOS

A estrutura de uma landing page depende de seu alvo e da persona que está tentando alcançar, mas podemos listar os elementos que de um jeito ou de outro não podem faltar.

 

Oferta

Antes de sair criando páginas é preciso ter algo de valor para oferecer, que seja útil e agregue aquele consumidor. Tem que fazer sentido para ele, do contrário ninguém vai se interessar.

 

Título

O título precisa ser atrativo e mostrar a proposta de valor da oferta. Ele deve deixar claro o que o lead ganhará com aquilo, se é uma newsletter, uma promoção ou algo do tipo. Chamar a atenção do usuário é prioridade, mas o título nunca pode conter informações falsas só para ser chamativo.

 

Imagem

Deve condizer com a oferta, e com a identidade visual do site. Ela não precisa ser genérica, porém muitos itens e cores podem poluir a proposta. É importante lembrar que o principal da página é a oferta.

 

Descrição da oferta

Precisa ser objetiva, vender a ideia e tirar as possíveis dúvidas. Ela deve passar as principais informações, mas não pode ser muito longa. Por isso recomenda-se utilizar sentenças simples, destacar palavras relevantes e benefícios.

 

Formulário

Muitas perguntas afastam o visitante, por isso é melhor focar apenas nas informações básicas. Essas perguntar variam de acordo com o objetivo, a oferta, persona, funil de vendas, porém o nome e e-mail são essenciais.

 

Call to action

Call to actions geralmente são feitos na forma de botão para, literalmente, chamar a atenção do usuário. Contém um texto curto, de uma ou duas palavras, com uma ação específica. Tem que ser bem convidativo, algo como “experimente grátis”.

 

DIVULGAÇÃO

Depois que suas landing pages estiverem prontas é hora de divulgar o melhor que puder. Isto é, utilizar os canais e estratégias que a empresa já domina. O site e, se houver, um blog, são ótimos espaços para começar. Então você pode expandir para outros meios, como as redes sociais e e-mail marketing. Ainda existe a possibilidade de utilizar mídias pagas ou anúncios de plataformas como o Google Adwords.

 

THANK YOU PAGES

As Thank You pages são páginas de agradecimento que surgem assim que o lead aceitar a oferta. Algumas empresas optam por criar uma página específica e também mandar um e-mail com a mesma finalidade. Essa é uma forma pessoal de dar um retorno ao lead, e manter o relacionamento mesmo após a oferta.

Além do agradecimento, uma thank you page diz ao lead o que vai acontecer em seguida e quais são os próximos passos. Uma instrução para suprir suas expectativas. Por exemplo: “Você vai receber um e-mail de confirmação” ou “acesse pelo link”, etc.

 

OTIMIZAÇÃO

As landing pages podem estar ótimas e gerar um resultado incrível, mas é sempre bom aperfeiçoar. Por isso há técnicas para avaliar seu rendimento e como otimizá-lo. Aqui vão algumas opções.

 

Benchmarking

É uma análise estratégica das práticas de sucesso de empresas do mesmo setor que o seu. Funciona como um ponto de referência ou monitoramento de mercado. É possível fazer isso focando nas landing pages, se inspirar em cases de sucesso para ter boas ideias.

 

Testes A/B

Esta é uma maneira de testar itens específicos para melhorar seus resultados. Faça duas opções do mesmo elemento e teste, sempre um de cada vez. Você analisa o que gerou mais resultado e assim descobre o que realmente funciona para seu público.

 

SEO

Quando a landing page tem um bom SEO e então um bom rankeamento, suas possibilidades aumentam. Por isso é muito importante se dedicar a escolher boas palavras-chave, URL, meta description …

 

Forms inteligentes

Depois de converter o lead, você vai começar um processo de nutrição. Assim, quando ele voltar você pode deixar utilizar os dados que já possuí sobre ele para preencher alguns campos e pedir novas informações. Ou só agilizar o processo para ele aceitar alguma oferta. Dessa forma você saberá mais sobre seu lead e poderá se comunicar melhor com ele.

 

 

Landing pages são uma ótima estratégia para converter visitantes em leads, e assim iniciar um relacionamento mais íntimo com seus possíveis clientes. Inúmeras oportunidades podem surgir ao investir em páginas de conversão, porque elas auxiliam o inbound marketing da sua empresa.

A Infodahora desenvolve landing pages para que sua empresa alcance seus objetivos. E agora que você entendeu a importância, estrutura e elementos das páginas de aterrissagem, está pronto para criar as suas.

Não se preocupe com a parte técnica, pois a Infodahora está pronta para apresentar suas ofertas de forma atraente e responsiva.

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