Conheça o Inbound Marketing e saiba como aplicá-lo

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visa atrair e converter possíveis clientes, por meio de ações online. Em outras palavras, é conquistar a confiança de um público específico para se comunicar com ele, ganhar credibilidade no mercado, e gerar mais lucro.

Quer saber mais sobre inbound marketing? Então fica com a gente.

O inboud procura atrair clientes através de conteúdo relevante. Diferente do que conhecemos como marketing tradicional, ou outbound marketing, seu objetivo não é alcançar o maior número de pessoas, mas conquistar um tráfego de qualidade. A marca não vai até o cliente, ele vem até a marca instigado por sua mensagem. Por isso é chamado também de marketing de atração.

Através de diversos recursos, como blog, redes sociais e técnicas de SEO, o público é motivado a se aproximar. Quanto mais perto de seus leads, mais visibilidade e credibilidade a empresa consegue, até por fim, conduzir possíveis clientes a comprar um produto ou serviço. Se a experiência for boa se tornarão clientes fiéis.

 

BENEFÍCIOS O INBOUND MARKETING

Talvez você pense que, no fim das contas, o inbound não é tão diferente do marketing tradicional. Por isso, vamos apontar os benefícios que só o inbound marketing pode proporcionar.

A segmentação do público é uma das maiores vantagens, pois o inboud permite que os conteúdos e publicidade sejam mais assertivos. As pessoas que visitarem seu site ou seguirem suas redes sociais já estão interessadas no que você tem para oferecer. No mínimo se interessam pelo nicho em que sua empresa atua, e isso significa uma oportunidade de agregar leads. Assim, não se perde tempo tentando falar com pessoas que não estão, e talvez nunca estejam, nem um pouco interessadas. Se já existe uma atração é muito mais fácil concretizar as vendas.

Outro ganho é a relação de confiança que é construída. Quando uma marca disponibiliza conteúdo relevante que possa ajudar seus possíveis clientes, ela conquista sua confiança. Há então uma abertura maior para indicar algo, fazer uma recomendação, ou até mesmo a oferta de um produto. Essa relação facilita não só falar com os clientes, mas também ouvir o que eles têm a dizer. Eles dão um feedback, rápido, que pode ajudar a melhorar a estratégia.

Ainda podemos ressaltar que os custos do marketing de atração são menores do que no tradicional. Para criar conteúdo para um blog, ou um perfil nas redes sociais você não gasta nada. Ainda que contrate alguém para gerenciar ou produzir conteúdo, os custos são menores do que uma publicidade na televisão, por exemplo.

Por fim, um último benefício é a facilidade de medir os resultados. As ferramentas utilizadas no inbound marketing possibilitam mensurar o rendimento quase que instantaneamente. Desta forma você tem como saber o que está funcionando ou não, como melhorar, ter ideias para os próximos passos, enfim. Analisar os dados das suas campanhas permite ser cada vez mais certeiro.

ETAPAS DO INBOUND MARKETING

O inbound marketing segue uma metodologia dividida em 4 etapas: atrair, converter, vender, e encantar (fidelizar). Para cada etapa existem ferramentas adequadas que proporcionam colocar as estratégias em prática. Falaremos aqui deste processo e as ferramentas mais utilizadas em cada etapa.

ATRAIR

Para que o público certo se aproxime é preciso saber o que é interessante para ele. O conteúdo e canais que você utiliza devem chamar atenção e gerar uma boa impressão. Um site pode ser bem construído, mas não dará retorno se não for visto.

-Marketing de conteúdo: A produção de conteúdo de qualidade é um dos pilares para atrair o público certo. Na realidade ele é usado também em outras etapas. É preciso ter conhecimento do público-alvo, personas, entre outros fatores, para conseguir criar um conteúdo relevante.

-Site: Colocar um site no ar é um dos primeiros passos para estar presente na internet. Ele deve ser bem construído e atrativo para divulgar seus produtos.

-Blog: O blog é o principal canal para a produção de conteúdo. Através dele é possível orientar os clientes na jornada da compra, e sobre a identidade da sua empresa. Além de estabelecer uma relação de identificação com seu público.

Redes Sociais: Sua função é chamar a atenção para o conteúdo produzido, principalmente no blog. Além disso, a interação com o público é rápida, informal, íntima, e pode gerar um feedback bem legal.

-SEO: O google é a ferramenta de busca mais utilizada para pesquisar qualquer assunto. E para estar na primeira página, a mais visível, é preciso que o site atenda a diversos critérios determinados pelo próprio google. O SEO reúne técnicas para ajudar que um endereço na internet tenha uma boa classificação, e consequentemente mais visibilidade.

 

CONVERTER

Atrair não é o suficiente para vender, os visitantes precisam se tornar leads, possíveis clientes. A qualidade do conteúdo deve corresponder às expectativas para que visitas esporádicas se tornem um tráfego regular.

-Landing pages: A tradução literal significa “páginas de aterrissagem”, são páginas criadas com o objetivo de converter os visitantes em leads. Geralmente oferecem algo em troca de informações pessoais. Para isso contam com formulários e call to action (chamadas diretas em destaque para o cliente aceitar a oferta ou tomar alguma ação específica)

-CRO: Sigla no inglês que quer dizer “otimização de taxa de conversão”. É um planejamento composto de ações contínuas pensadas para melhorar cada vez mais a taxa de conversão. Testes e coleta de dados, são a base para essa estratégia.

VENDER

É necessário nutrir e manter um relacionamento com os leads para entender em qual estágio eles estão no processo de venda. Nem todos estão no mesmo momento, o que significa que é preciso agir em diferentes momentos e de diversas formas de acordo com cada lead.

-E-mail marketing: Mesmo não sendo uma novidade o e-mail pode ser de grande proveito. É prático, econômico e permite uma proximidade com os leads ou clientes. Seja por e-mails promocionais ou newsletter.

-Nutrição de lead: O e-mail marketing funciona, não só para manter o interesse dos leads, mas também para conduzi-los no processo de vendas. Por isso existe a nutrição de leads. Se trata de aprofundar o relacionamento com aqueles que representam oportunidades reais de compra. Enviar um conteúdo relacionado ao produto ou serviço que está interessado, respeitado o estágio em que ele se encontra no processo de vendas.

-Automação de marketing: Mecanismos que automatizam algumas ações de marketing de forma personalizada e próxima dos leads. Dessa forma as ações de marketing atingem um nível de escala sem perder a qualidade.

-Lead scoring: Como já foi dito, sempre há leads em níveis diferentes que precisam ser tratados de forma específica para que não percam o interesse. O lead scoring possibilita verificar esses níveis e indicar como se deve agir em cada um.

 

ENCANTAR

A finalização de uma venda não é o fim. A experiência do cliente deve ser boa a ponto de fazer com que ele retorne, seja fiel a marca. Assim, ele está pronto para fazer uma nova compra, e ainda promover a marca. Há alguns pontos que podem ser observados para avaliar e incentivar o encantamento. Como, estar atento ao sucesso do cliente, manter um relacionamento ativo mesmo após as vendas, e um conteúdo cada vez mais específico.

 

Após percorrer todas as etapas, analisar os resultados é essencial para saber se a estratégia está seguindo o caminho certo. Você conhece melhor seu público, o que funciona com ele, que conteúdo agradou ou não. Também fica mais fácil perceber onde vale mais investir, o que precisa receber mais atenção, o que deu retorno. As ferramentas de Web Analytics, como Google Analytics, são precisas e trazem dados úteis para mensurar resultados.

 

O inbound marketing pode ir além disso, há muito para explorar. No entanto, agora que você já entendeu o básico, sua importância, e alguns caminhos para seguir, pode começar a pensar em quais estratégias se enquadram no seu negócio.

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