O que é, como funciona, e como fazer 

Email marketing é o uso do email dentro de uma estratégia de marketing digital. Se trata de enviar mensagens para uma lista de contatos segmentada, a fim de criar e fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente.

Você pode estar pensando que o email não dá conta do recado, ou que as redes sociais dão um resultado muito melhor. Continue lendo este post e entenda como o e-mail marketing funciona e por que é um método eficiente.

O QUE É EMAIL MARKETING

 

Antigamente o email era utilizado pelas empresas como publicidade eletrônica disparada em massa. Divulgar produtos para o maior número de pessoas, independente de seus interesses ou perfil. Por isso, campanhas deste tipo eram consideradas invasivas e desnecessárias. Assim, quando o termo email marketing começou a aparecer era sinônimo de spam.

Com o tempo os profissionais de marketing perceberam que não bastava enviar emails em grande quantidade, se boa parte do público nem sequer abria a mensagem. Daí em diante, o uso do correio eletrônico dentro do marketing evoluiu para proporcionar um relacionamento progressivo e íntimo com clientes e leads. Promoções, conteúdo, atualizações e pesquisas de opinião podem ser enviadas em diversos formatos – imagens, GIFs, texto, vídeos, HTML – de forma relevante e atraente para os leads.

Explicando com outras palavras, o email marketing envolve falar com o público certo, no momento oportuno, e da melhor forma possível.

A automação de marketing contribuiu para o aprimoramento na estrutura do email marketing, pois as ferramentas que exercem essa função, além de disparar os emails, permitem que a lista de contatos seja segmentada. De maneira que as mensagens são mais assertivas, e o cliente recebe algo que lhe interesse. Estes mecanismos ainda disponibilizam meios para mensurar os resultados de determinada campanha, informações como a quantidade de pessoas que abriu o email, clicaram no link, ou responderam. Tudo para você avaliar se está no caminho certo e se está investindo adequadamente.

 

POR QUE UTILIZAR EMAIL MARKETING?

 

Pode parecer uma forma ultrapassada de se comunicar, porém, entre adultos o e-mail é um dos meios mais utilizados. Para qualquer cadastro, formulário, inscrição, ou coisa do tipo, temos que dar nosso email. Ele é o canal “oficial” que levamos a sério. Por ser muito usado no ambiente de trabalho, para enviar e receber documentos, falar com instituições, entidades e amigos, sempre checamos nossos emails no caso de ter algo importante. Logo, este é um dos meios mais eficazes para se comunicar com os clientes. Quando alguém fornece seu email está aberto a ter uma relação, um compromisso, está confiando na empresa.

Além do grande alcance, o email é muito flexível. É possível utilizar diversos formatos dentro de uma única mensagem. Você pode, por exemplo, enviar o mesmo texto com imagens diferentes para diversas segmentações da sua lista de contatos.

E não podemos deixar de lembrar que o retorno e a mensuração são mais exatos. Por mais que existam mecanismos que avaliam os resultados das postagens nas redes sociais, quantas pessoas viram, ou curtiram, você não tem controle sobre isso. Os algorítimos das redes fazem com que nem todas as pessoas vejam seu conteúdo de primeira. Por isso não dá para ter certeza de quantas pessoas serão atingidas. Já no email – tirando exceções em que há uma falha no sistema – você pode ter certeza de que aqueles que fazem parte da sua lista de contatos receberão a mensagem.

 

COMO FAZER

 

Tudo começa com uma lista de contatos. Algumas empresas compram listas prontas, mas essa prática não é recomendada pois, para que este tipo de estratégia funcione é preciso saber muito bem com quem estamos falando. Existem formas mais assertivas para criar uma base de contatos. Geralmente há formulários e call to actions no site que pedem o email do cliente e sua permissão para lhe enviar conteúdo em algum momento.

A partir disso você precisa segmentar o público, poruque ele é composto por pessoas que estão em diferentes momentos no processo de compra. Há aquele usuário do site que não adquiriu nenhum produto e precisa de um pequeno empurrão para fazer a compra. Ou aquele que já comprou, mas não é um cliente fiel. E ainda existem os leitores do seu blog que toparam receber atualizações do conteúdo. Cada um desses casos exige mensagens distintas, ou não serão cativados. As personas do seu negócio são alcançadas de formas diferentes, por isso fragmentar seus contatos é necessário para acertar. A segmentação pode ser generalizada ou bem específica, portanto cabe a você decidir o que é mais vantajoso para seu negócio.

Em seguida é a hora de definir seus objetivos. O que você espera ao mandar determinado e-mail para seus clientes? Mais visualizações no blog? Mais acessos no site? Uma nova compra? Determinar alvos faz parte do seu planejamento, e de acordo com cada um deles há um tipo de email que se enquadra melhor.

Depois de ter o conteúdo, um bom layout, e saber para quem enviar, é preciso ter uma ferramenta de disparo de emails. Há algumas que possuem uma versão gratuita e uma versão paga, com planos que incluem diferentes recursos. Avalie qual corresponde às suas necessidades. Também é preciso ficar atento a periodicidade, que pode variar de acordo com o público.

OBJETIVOS

 

Uma vez que há um objetivo traçado, fica mais fácil saber o que enviar, quando e como.

 

Engajar Leads

O email marketing pode ser uma ótima ferramenta para manter seus leads engajados. Manter o interesse deles e fazer com que se lembrem de sua empresa, os mantém ativos em seus canais de comunicação. Você sustenta um relacionamento constante e aumenta as chances deles se tornarem clientes.

 

Nutrição de Leads

O processo de nutrição de leads e muito importante para qualquer estratégia de marketing, pois os visitantes do seu site ou redes sociais podem não estar totalmente convencidos a comprar. A nutrição vai incentivá-lo na jornada de compra, e também vai educá-lo sobre a identidade da empresa.

 

Promover conteúdo

A produção de conteúdo é um dos braços fortes do inbound marketing, porém você não terá resultados se o conteúdo não for visto. Assim como outros canais, o email marketing pode divulgar atualizações no blog, ou chamar a atenção para o que já foi produzido.

 

Vender

Outra função que seus emails podem ter é anunciar um produto novo ou alguma promoção. Para aqueles leads e clientes que estão prontos para efetuarem a compra, é ótimo ficar sabendo de alguma novidade ou receber um desconto.

 

Manter o relacionamento com os clientes

O relacionamento com o cliente não acaba quando ele efetua a compra, vai além disso. Faz parte da estratégia do inbound marketing encantar o cliente, para que ele se torne fiel e retorne outras vezes. Por isso o envio de emails dentro do marketing digital também continua após a compra.

TIPOS

 

Há diversas maneiras de utilizar o email como recurso do marketing digital. Cada tipo se enquadra melhor em uma estratégia, por isso vamos apresentar os mais utilizados.

 

Atualizações no blog

Se você trabalha com marketing de conteúdo, o email pode ser o caminho para divulgar seu blog. Avisar que novos conteúdos foram postados chama a atenção dos leitores que acabaram de chegar e ainda não têm muito conhecimento sobre a marca ou o próprio blog. Você promove seu conteúdo enquanto tenta converter visitantes em leads.

 

Newsletter

A newsletter funciona como um boletim que reúne notícias, artigos ou dicas para seu leitor. Costuma envolver vários assuntos dentro de um tema que o usuário tem interesse. É essencial que ela seja bem segmentada, que reúna diversos conteúdos que interessem ao leitor. Ela é ótima para engajar os leads que já estão mais avançados na jornada da compra.

 

E-mail promocional

O email promocional não pode ser reduzido a oferecer um produto que está com o preço mais baixo. Na realidade, este “promocional” significa promover uma oferta, seja de um produto físico, serviço, ou até mesmo conteúdo digital gratuito, como um e-book. Este tipo tem o objetivo de converter. Converter visitantes em leads, leads em clientes, clientes em clientes fiéis. Pode ser utilizado em qualquer estágio da jornada de compra, porém – novamente – a segmentação é prioridade. O email promocional deve chegar a pessoa certa no momento certo. É preciso saber qual a vibe dos seus contatos para enviar a oferta adequada.

 

E-mail sazonal

Como diz o nome, o email sazonal é enviado de tempos em tempos. Mais especificadamente, é enviado em ocasiões especiais. Aniversários e datas comemorativas, são momentos que podem ser aproveitados. O email sazonal tem a função de lembrar o cliente ou lead que a empresa não se esqueceu dele, e fazer com que ele se sinta querido. É uma forma de manter o relacionamento, principalmente com clientes que já realizaram alguma compra.

 

E-mail de nutrição de lead

Para conduzir os leads na jornada da compra você pode inclui-lo em um fluxo de nutrição, que consiste em enviar uma série de conteúdos relevantes para determinado grupo. É interessante focar naquilo que chamou sua atenção na primeira interação, ou quando aceitou fazer parte da lista de contatos da empresa. Diferente da newsletter, que é ampla, e-mail de nutrição tem o foco mais restrito.
Normalmente, essa técnica está associada a automação de marketing. Como resposta a alguma ação do lead no site ou blog, ele é incluso em uma parte segmentada da sua lista de contatos com interesses em comum, ou que estão no mesmo estágio do processo da compra.

 

O email marketing é uma estratégia mais complexa do que parece. Quando planejado com atenção, rende bons frutos no relacionamento com seus clientes e suas vendas.

Espero que este post tenha te ajudado, e você está convidado para ler outros textos do nosso blog.

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