Entenda por que e como estar presente na internet
Ter presença online significa estar no ambiente virtual. Isso não se limita a estar nas redes sociais, ou ter um site, mas criar estratégias para utilizar diversas ferramentas para representar sua marca no meio digital.
Ainda há empresas que perdem oportunidades por não estarem inseridas na internet, pois o ambiente online se tornou um universo de conhecimento e referência. A visibilidade e credibilidade de marcas podem mudar radicalmente devido à presença online forte. Não se trata apenas de estar ali, mas de saber como se posicionar para fortalecer a identidade e aumentar as vendas do negócio.
Não é uma tarefa fácil, porém é essencial divulgar a marca na internet e aproveitar seus recursos. O marketing digital é responsável pela criação de conteúdo para os diversos canais que a empresa escolheu. Sendo assim, para estar presente online é necessário recorrer ao marketing digital.
VANTAGENS
Utilizar recursos virtuais de forma inteligente traz economia para um negócio, já que fazer anúncios, campanhas e convites é mais barato na internet. Inclusive, há diversos recursos gratuitos, o que é diferente do marketing tradicional. Entretanto, existem outras vantagens.
VISIBILIDADE
Estar presente online traz maior visibilidade para um negócio. Podemos perceber que as pessoas estão constantemente conectadas. É rápido, não tem que sair de casa, tá na mão. Convenhamos, a internet é uma mão na roda. Vivemos na era digital, consequentemente as empresas podem aprender, não só a lidar com ela, como também encontrar oportunidades.
CONCORRÊNCIA
Impactar clientes tem seu grau de dificuldade, que pode aumentar se sua empresa não é vista enquanto os seus concorrentes são. Muitos empreendimentos já estão presentes em diversos canais que possibilitam contato com um grande número de clientes. Portanto, desenvolver uma presença online coloca sua empresa nas mesmas condições para competir no mercado. Diminuir essa desvantagem muda o cenário e te coloca no jogo.
AUTORIDADE NA ÁREA
Ao mostrar a identidade da marca e produzir conteúdo sobre sua área de atuação, uma empresa pode se tornar referência em seu segmento. Mesmo que esse conteúdo não atinja somente seus clientes, se bem-feito, ele pode alcançar possíveis clientes. Pessoas que vão confirmar sua autoridade na área, contribuindo para sua credibilidade.
RETORNO DO PÚBLICO
Outra vantagem de uma presença online bem estruturada é que você pode ter um contato mais próximo com seus clientes. As redes sociais, por exemplo, proporcionam interação e até mesmo certa intimidade entre uma empresa e seus clientes. O resultado é um feedback rápido do que está funcionando ou não, sugestões, e desejos. E ainda é possível conhecer muito melhor o seu público-alvo para planejar estratégias mais certeiras e funcionais.
COMO COMEÇAR ?
Como já foi dito, para construir a presença online do seu negócio é preciso mais do que estar na internet. Se trata de estratégia. De saber em que canais o seu público está e como alcançá-lo.
PLANEJAMENTO
Pode parecer óbvio, mas organização é uma necessidade. É preciso saber quais são os objetivos da sua empresa, onde quer chegar, para poder traçar um conjunto de ações que torne isso possível. Então é interessante criar um plano de curto ou médio prazo e executá-lo diariamente, e futuramente um plano de longo prazo.
CONHEÇA SEU PÚBLICO
Antes de produzir conteúdo, é fundamental conhecer seu público-alvo. Compreender com quem está falando, suas dúvidas, necessidades, problemas e vontades vai orientar a produção de conteúdo, frequência, horários, canais, etc.
CONTEÚDO DE QUALIDADE
Criar conteúdo é a forma de se posicionar e chamar atenção na internet para seu negócio. O foco é seu público, o que é relevante para ele.
CRIE UM SITE RESPONSIVO
Ter um site é o primeiro passo prático para estar presente na internet, a ferramenta básica. Tudo deve contribuir para a identidade de marca, desde o registro de domínio até o design. Além disso, precisa ser responsivo. Ou seja, tem que se adaptar a qualquer aparelho. A maioria das pessoas acessa à internet pelo celular, logo, o site que não funciona bem em todo dispositivo perde cliques.
TOM DE VOZ
Já tendo conhecimento de quem é o público, deve-se buscar formas corretas de falar com ele. Através do tom de voz a empresa transmite sua identidade. O ideal é que o tom no ambiente online seja o mesmo do offline. O posicionamento e cultura da marca devem ser mantidos em todos os pontos de contato na internet.
ESCOLHA OS CANAIS
Há várias opções para estar presente online, como blog, redes sociais e email-marketing. Você não precisa, necessariamente, utilizar todos eles. Priorize os canais em que seu público está, aprenda como usá-los, linguagens específicas, formatos mais apropriados para cada um, e como ramificar o conteúdo de maneira que cada canal se complemente sem perder a autenticidade da marca.
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