ENTENDA QUANDO E COMO COMEÇAR

A mudança não é fácil, consequentemente muitas pessoas têm dificuldade para fazer modificações em seus sites com receio de perder a identidade do negócio. De fato, grandes alterações sem planejamento podem ser um tiro pela culatra. Mas fazer um redesign não é simplesmente jogar fora tudo que já foi feito para construir algo novo do zero, na verdade é reformular. E em alguns casos significa apenas atualizar um ou outro item.
Se trata de analisar sua performance e melhorar a experiência do usuário para que sua página tenha maior alcance. As transformações que podem ser feitas vão muito além do visual, elas têm o objetivo de otimizar o desempenho do site, portanto envolvem também a parte estrutural.

QUAL O MOMENTO PARA FAZER UM REDESIGN?

Nem sempre percebemos se nosso site precisa de uma repaginada, por isso é bom saber reconhecer alguns sinais para não deixá-lo obsoleto ou ficar desesperado e fazer modificações o tempo todo sem necessidade.

 

 

dislikeRESULTADOS NÃO ALCANÇADOS
Se os visitantes não acessam o site, não navegam nele, ou se não são convertidos em clientes, fazer um redesign pode ser interessante para você. Por isso, análises devem ser feitas com alguma frequência a fim de medir seus resultados e perceber as áreas defasadas. Existem algumas ferramentas, como o Google Analytcs, que permitem verificar métricas como a quantidade de acessos, conteúdos mais vistos ou quanto tempo os visitantes permaneceram.

 

 

responsivoSITE RESPONSIVO
O site precisa ser responsivo, ou seja, tem que se adaptar à qualquer dispositivo, principalmente a aparelhos móveis. Os smartphones e tablets provavelmente serão a primeira fonte de acesso para qualquer site, pois grande parte das pessoas os utiliza para pesquisar qualquer coisa. Se a página não se ajusta, o usuário perde o interesse, e ainda pode ter uma impressão negativa da sua empresa.

MAL FUNCIONAMENTO
Os obstáculos que barram seus objetivos podem ser frutos de um funcionamento ruim da página. Lentidão, links não encontrados, imagens de baixa qualidade, layout mal construído ou com padrões muito antigos, conteúdo confuso ou difícil de encontrar, e por aí vai. Tanto dificuldades estéticas, como de programação podem gerar uma experiência ruim para os usuários. E se a experiência for ruim eles podem não voltar mais.

MUDANÇA NA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
O design do site deve ser alinhado com o conteúdo e posicionamento da empresa. A marca pode mudar o foco, a forma de se comunicar com seu público, ou ter um novo objetivo de comunicação. As transformações propostas precisam agir integralmente e influenciar o design no ambiente virtual do negócio.


ATUALIZAÇÃO DA CONCORRÊNCIA
É prudente estar de olho nos concorrentes e no que estão oferecendo aos visitantes, pois isso pode indicar sua estratégia e como se equiparar a ela. Contudo, não é porque uma outra empresa mudou algo que você tenha que mudar também, ou fazer exatamente a mesma coisa. Lembre-se que o foco é a identidade de seu negócio e seu cliente. Até porque, o público da concorrência não é necessariamente o mesmo que o seu, e não vai migrar para seu site só por estar igual ao do concorrente.

MODERNIZAÇÃO DE RECURSOS
A tecnologia evolui rapidamente, portanto novos recursos surgem de tempos em tempos. Acompanhar as inovações permite que o funcionamento do site melhore e atrai o usuário para navegar por ele. Além de mostrar aos visitantes que você deseja tornar a experiência deles mais rápida e fácil.

 

 

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE FAZER UM REDESIGN?

Antes de criar o redesign do seu site, é necessário refletir sobre suas ideias e dificuldades atuais para alcançar resultados positivos.
Primeiramente, é preciso planejar. Colocar no papel o que quer alterar, com qual objetivo, onde quer chegar e como pretende fazer isso. Elaborar planos de médio e longo prazo, antes de algo parar de funcionar para agir na pressa.
Esse planejamento deve ser baseado nas análises do seu próprio site, do que está funcionando ou não. Somadas às percepções sobre a concorrência e o mercado.
Por fim, deve-se pensar nos visitantes do site e em como serão afetados. Mudar tudo pode causar estranhamento nos usuários e fazer com que percam o interesse, logo a identidade da marca deve ser preservada em meio às transformações.

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