Entenda a importância de ter um logotipo de qualidade

O logotipo é um dos elementos mais importantes dentro da identidade visual de uma empresa. É a identificação do negócio. É essencial para que ele seja diferenciado no mercado e lembrado pelos clientes. Portanto, dá pra entender que fazer logotipo não é brincadeira. Na realidade é um momento crucial na trajetória de uma marca.

Por isso vamos falar mais sobre isso e dar algumas dicas. Confere aí!

 

O QUE É LOGOTIPO?

Você já deve ter visto alguns logos famosos que são reconhecidos em qualquer lugar, como da Apple ou da Coca-Cola. Bom, ao pensar nesses exemplos fica mais fácil afirmar que o logotipo serve para uma marca se destacar e ser reconhecida no mercado.

Mas às vezes acontece uma confusão na hora de explicar o que é exatamente o logotipo. Se é imagem, texto, nome, ou marca. Vamos descomplicar.

O logotipo é a tipografia, ou lettering, do nome da empresa, que pode ou não estar aliado a um símbolo. Em outras palavras, é a junção de texto e símbolos que representam graficamente uma empresa. Não se trata apenas de ser bonitinho ou chamativo. Ele deve expressar a identidade da empresa, seu serviço, produto e propósito. Logo, ele carrega a personalidade de alguém ou de seu negócio. É o conceito da marca expressado em símbolos.

No entanto, não é a marca em si, apenas a representa no mercado. Por isso deve ser original e interessante para seu público-alvo, assim os clientes passam a reconhecer de longe determinada empresa.

Criar um bom logotipo exige externalizar tudo que a marca é, tudo que ela deseja mostrar a seus clientes. E envolve diversos elementos como design, psicologia, contexto e semiótica.

Então, só pra ficar bem claro, vamos pontuar alguns critérios:

O logotipo deve ser original. Você pode se inspirar em outras empresas, mas não pode ser confundido com nenhuma delas.

Ele precisa ser legível e de fácil entendimento. Se for muito complexo ou poluído os clientes não vão entender ou guardar aquilo.

Deve ter fácil reprodução, ou seja, ser adaptável a vários formatos. Assim, ele fica versátil e cabe em qualquer mídia.

E, o mais importante: deve ser coerente com a marca. Ele deve ser a cara do seu negócio. Até o menor detalhe tem de condizer com os valores, missão e proposta de sua empresa.

 

POR QUE CRIAR UM LOGOTIPO?

A criação de um logotipo é um processo que requer atenção, contudo isso vale a pena quando olhamos para os benefícios.

Quando o logo é bom, traz credibilidade para seu negócio, pois quando os clientes percebem a preocupação e o empenho na criação do logo, passam a confiar na empresa.

Na hora de recomendar um produto ou serviço falamos do que está na memória, por isso é uma vitória quando os clientes lembram de você. Uma vez que a confiança do público foi conquistada, ele se lembrará da sua empresa.

A boa impressão não é importante apenas para os clientes, é também uma forma de atrair investidores. É a partir da sua identidade visual que o interesse de outras empresas será despertado para possíveis patrocínios ou parcerias.

Além de tudo isso, você não corre o risco de ser confundido com outras empresas.

 

COMO CRIAR

Deu pra entender que o logotipo é bem relevante, mas como começar?
Separamos algumas dicas importantes para você considerar antes de concretizar suas ideias.

 

1-SIMPLICIDADE

Recomenda-se que o logotipo seja simples para facilitar o entendimento e a memória. Algo muito complexo pode cansar ou afastar o público. É melhor que seja uniforme e consistente. Por isso também é indicado usar apenas uma fonte no texto.

 

2-ORIGINALIDADE

É interessante buscar inspiração em marcas de referência no mercado, avaliar sua trajetória, pontos altos e baixos. Contudo, essa prática deve servir no máximo para orientar seu processo criativo. NUNCA copie outras marcas, sejam elas concorrentes ou não. Na realidade é preciso ter cuidado para não se parecer acidentalmente com outra.

 

3-PESQUISE SEUS CONCORRENTES

Conheça seus concorrentes. Saiba o que funciona para eles e como trabalham.

 

4-CONHEÇA SUA PERSONA

Saber o que a persona do seu negócio deseja é meio caminho andado para conquistar mais clientes.

 

5-CONCEITO

É importante conceituar o logo, isto é, determinar o que você quer passar através de suas formas. Com o conceito definido até um logo simples consegue, ao menos, informar qual é o serviço ou produto da empresa.

 

6-ESBOÇO

A partir daqui você já tem o suficiente para começar a colocar a mão na massa. Faça um esboço do que está imaginando, não precisa saber desenhar pra isso. Apenas exteriorize suas ideias.

 

7- ESCOLHA BEM A FONTE DO TEXTO!

Não subestime o momento de escolher a fonte ideal, dedique tempo e atenção. Além de transmitir a essência da sua marca, ela deve ser legível. Há milhões de fontes, mas você pode se guiar por uma especificação bem simples. As fontes serifadas (que possuem um prolongamento nas extremidades) são ligadas a temas mais tradicionais e sérios. Já as sem serifa são recomendadas para logotipos modernos e descontraídos.

 

8-COR

Defina as cores do seu logo. Lembrando que elas estarão muito ligadas as personas e identidade da marca.

 

9-DIGITALIZAÇÃO

Depois que tudo isso foi definido é hora de digitalizar o logotipo, alterar ou não algumas partes, e finalizar. Caso esse não seja seu forte, contrate um profissional da área.

 

10-FEEDBACK

Quando estiver pronto você ainda pode realizar uma pequena pesquisa para ter um feedback. Pergunte a pessoas que se parecem com sua persona o que elas acham.

 

Por fim, você pode teste em diferentes aplicações para saber como ele ficará em diferentes mídias e formatos.

O logotipo é a ferramenta que vai expressar graficamente a personalidade da empresa, e um dos principais pontos da identidade visual da marca. Por isso é preciso ter bastante dedicação para definir o que você quer transmitir através dele, e de que forma.
Então, caso você não seja um expertise no assunto ou queira recorrer a uma visão mais ampla, procure um designer ou profissionais da área. Você ainda terá o controle do que está acontecendo, mas com ajuda na parte técnica.

E para o caso das empresas que já possuem um logotipo mas não estão contentes com o resultado, existe a opção de fazer o redesign do logo. Seja para atualizar ou repaginar, um redesign pode transformar sem perder a identidade visual da marca.

LOGOTIPO RESPONSIVO

Você já ouviu falar em logotipo responsivo? Este é um termo que surgiu recentemente no vocabulário de profissionais de criação. E é uma tendência que merece nossa atenção, pois grandes marcas como Google já adotaram.

O conceito de logo responsivo começou com o designer de interações Joe Harrison. Ele criou um projeto com diversas versões do logo de marcas famosas, reduzindo sua complexidade à medida que a janela do navegador diminui.

Basicamente, se a marca é reconhecida sem algum elemento, ele é descartado para criar versões menores e adaptáveis em qualquer dispositivo. Em vez de cortar a imagem nas telas pequenas, somente a parte mais marcante é utilizada.

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