Entenda como ela pode ajudar sua empresa

Quando falamos sobre performance digital estamos nos referindo aos resultados dos anúncios online de uma empresa, como por exemplo, aqueles que são feitos por meio de links patrocinados. Na realidade, esta é uma ramificação do marketing digital focada na análise de dados, que visa otimizar e tornar a publicidade na internet cada vez mais assertiva.
Sendo parte do marketing digital, a performance precisa ser estratégica, sua finalidade é mais do que fazer propaganda. Ela necessariamente faz parte de um planejamento da marca, caso o contrário não terá sucesso.

 

POR QUE INVESTIR NA PERFORMANCE DIGITAL?

A performance digital, ou marketing de performance, atende aos objetivos da marca, sejam eles temporários ou não. Dependendo do objetivo, ela pode tomar rumos diferentes. Por isso, antes de traçar o curso é preciso ter informações concretas. Saber quem é o público daquela campanha, o que se espera dele, se já houve campanhas parecidas e quais foram os resultados obtidos.
Mesmo que o número de vendas ou cliques não tenham sido tão altos, ao analisar os dados é possível ver o que está funcionando ou não. Portanto, podemos afirmar que a performance é totalmente voltada para a observação dos resultados de ações específicas.

Uma das maiores vantagens deste tipo de marketing em relação ao tradicional, é a redução de gastos.
O custo de fazer campanhas é menor, pois no marketing de performance o anunciante paga apenas quando há alguma interação com o anúncio, como por cliques ou conversão de leads (possíveis clientes). Isso quer dizer que o valor varia de acordo com a performance do anúncio. Também há vantagem por conta das métricas disponíveis que possibilitam uma mensuração precisa e até mesmo imediata do desempenho. Assim o anunciante tem noção do rendimento, e pode investir mais na campanha que está dando certo ou mudar a estratégia daquela que está mais fraca.

Outro benefício é a segmentação mais estreita dos clientes. Em vez de divulgar um produto ou serviço para uma grande massa você pode falar da sua empresa para seus possíveis clientes, na hora e no lugar certo.

O marketing tradicional funciona e dá lucro, porém o custo de anunciar em veículos de massa como, por exemplo, um canal de televisão, é bem caro. Só empresas com muitos recursos conseguem arcar com esse gasto. E ainda há a questão do retorno. Não dá pra saber quantas pessoas viram ou reagiram ao seu anúncio. Ainda que se tenha uma média de quantidade de pessoas que assistem televisão no horário X ou Y, isso ainda é vago. A performance digital vai na contramão, é mais acessível e certeira.

MÍDIAS DE PERFORMANCE

As mídias de performance são os canais em que a empresa pode fazer anúncios na internet. Em cada mídia, há a possibilidade de configurar a forma que o orçamento será direcionado. Por exemplo, o preço do anúncio pode ser definido de acordo com o número de cliques que ele tiver, ou com o número de visualizações, entre outras formas.
Conheça as principais mídias de performance:

Google Adwords
Ferramenta do google que veicula campanhas em sua rede de busca ou na rede de display. Na primeira rede são usados links patrocinados, ou seja, quando alguém pesquisa um assunto ele sugere anúncios com o mesmo tema. Já a segunda é composta por diversos sites, portais ou blogs ligados ao google – por exemplo o gmail – e neles circulam diversos formatos, como banner, vídeo, etc.
O Google Adwords permite que o anunciante escolha o tipo de lance de campanha e qual é o público-alvo.

Facebook Adwords
Plataforma de publicidade do Facebook, que é bem parecida com o Google Adwords nos quesitos de segmentação de público-alvo e o método de cobrança. Por estarem inseridos na rede social, os anúncios se misturam com as postagens orgânicas, assim pode ser mais fácil chegar aos clientes.

Instagram Advertising
Instagram Advertising, ou “publicidade no instagram” em português, é uma ferramenta que possibilita a criação de anúncios em fotos ou vídeos. Diferentemente do Facebook Adwords, o pagamento é feito de acordo com o tempo que a publicidade ficou no ar ou com o número de conversões.

 

MÉTRICAS

As métricas guiam como o custo do anúncio será calculado, mas também possibilitam analisar os resultados das campanhas e do marketing digital da empresa. Estas são as mais utilizadas:

ROI (Return on Investment)
Esta métrica é referente ao retorno de investimento, ou seja, quando optar por ela o anunciante será cobrado conforme seu lucro.

Custo por Clique (CPC)
É o valor estipulado de cada clique no anúncio, quanto foi necessário investir para que cada clique acontecesse.

Custo por Lead (CPL)
Esta métrica avalia quanto está sendo investido para conquistar seu possível cliente, para que ele mande uma mensagem no site, peça um orçamento ou mais informações sobre a empresa.

Taxa de conversão
Esta modalidade avalia quanto é preciso investir para que os usuários se tornem assíduos no seu site, além de cliques e visualizações, quantos voltarão para sua página e consumirão seu conteúdo.

Ainda existem outras métricas, como o tráfego no site, o tempo de visita, e o custo de aquisição por cliente, que podem ser utilizadas na análise de dados para dar um parecer mais completo. Observar estes índices jogam luz para os próximos passos da estratégia da empresa.

 

COMO COMEÇAR?

Para analisar dados é preciso colocar ações de marketing digital em prática, e então avaliar a performance digital da sua empresa. Contudo, antes de sair fazendo anúncios de qualquer jeito, planeje. Pense no resultado que deseja para sua empresa. Se é torná-la mais conhecida, aumentar o tráfego no site ou o número de vendas. Defina objetivos, meios de chegar até lá, faça testes, e depois examine o rendimento para ser cada vez mais assertivo e eficaz em suas campanhas.

Você não precisa fazer isso sozinho, afinal é um trabalho que exige atenção e dedicação. A InfodaHora oferece soluções de marketing digital e performance para auxiliar sua empresa. Estudamos quais são as melhores opções e caminhos estratégicos de acordo com suas necessidades e os resultados que deseja alcançar.

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